"Togas Sujas"
A Nobreza da Magistratura e a Ferida da Imparcialidade
A magistratura é, em sua essência, uma das funções mais solitárias e sublimes de uma democracia. Ser juiz não é exercer um poder de império sobre vontades alheias, mas sim curvar-se diante da soberania da lei e da frieza dos fatos. A beleza dessa profissão reside justamente no equilíbrio: o magistrado é o guardião do silêncio necessário para que a justiça possa falar. No entanto, quando essa liturgia é rompida, o que resta é o que se convencionou chamar de "Togas Sujas", um cenário onde a autoridade moral é trocada pelo arbítrio e pela suspeição.
Queremos juízes, não justiceiros ou combatentes
Um juiz não é um justiceiro, nem um combatente. Diferente das forças policiais ou do Ministério Público, o magistrado não combate o crime; ele julga o processo. Quando um juiz entra na arena do embate, ele abandona a sua balança e empunha uma espada que não lhe pertence, ferindo de morte a imparcialidade que justifica sua existência.
O magistrado que antecipa julgamentos ou manifesta opiniões fora dos autos desintegra a confiança pública. Quem já decidiu antes de ouvir as partes não está julgando, está encenando.
É uma contradição em termos ver um juiz usar o Judiciário como ferramenta de intimidação contra quem pensa diferente. O Judiciário é o refúgio contra o arbítrio, nunca a origem dele.
A Crise de Identidade na Suprema Corte
A justiça, para ser respeitada, precisa não apenas ser honesta, mas parecer inabalável. A atual composição do Supremo Tribunal Federal enfrenta um desafio ético sem precedentes, onde nomes de magistrados da mais alta corte surgem envolvidos em investigações de corrupção ou tramas de interesses políticos.
Quando a toga é usada para mascarar perseguições ou para calar a divergência, a figura do magistrado se esvazia. O magistrado que se deixa seduzir pelo poder, que ameaça cidadãos ou parlamentares sob o pretexto de "defender a democracia", comete um atentado contra a própria natureza do cargo. O verdadeiro juiz não possui inimigos; ele possui autos. No momento em que um ministro identifica um "inimigo" a ser combatido, ele despiu-se da toga e vestiu a armadura do algoz.
"A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer." — Rui Barbosa
O "traidor da democracia" e o Prejuízo à Nação
No momento em que um juiz perde a capacidade de se afastar para manter a neutralidade, ele deixa de ser o garantidor de direitos e passa a ser um "traidor da democracia". Fingir imparcialidade enquanto se conduz o sistema para fins pessoais ou partidários é uma das formas mais insidiosas de traição ao pacto social.
O Brasil hoje assiste a um espetáculo melancólico. O dano causado não decorre apenas de relatórios de indiciamento, mas da forma como o sistema conduz esses processos: com ameaças diretas àqueles que ousam divergir e com isso todos perdem.
O primeiro que perde é o juiz, que abdica de sua dignidade histórica e de sua independência para se tornar ferramenta de ocasião. Depois quem perde é o povo que passa a olhar para os tribunais com medo da interpretação arbitrária, e não com esperança de justiça. E o terceiro que perde é a nossa democracia, ou seja o nosso país, que vê sua segurança jurídica ruir, afastando a estabilidade e fragilizando as instituições.
As "togas sujas" não mancham apenas o tecido que cobre os ombros dos juízes; elas mancham a história de uma nação que, privada de juízes íntegros, fica à mercê do arbítrio travestido de direito. Sem o respeito ao rito e à isenção, o que resta não é Direito, mas a força do autoritarismo.
O Brasil hoje assiste a um espetáculo melancólico. O relatório de indiciamento ou a investigação de condutas de ministros não deveria ser motivo de celebração política, mas de luto institucional. Enfim, é os ministros podem até não concordarem com o indiciamento do relatório da CPMI, mas não podem esconder as suas mãos sujas, pois existem indícios de envolvimento com os escândalos de corrupção.
O afastamento dos ministros é medida que deveria se impor, para salvaguardar a dignidade da justiça, e com isso evitar, a perda de respeito, onde a população deixa de ver na decisão judicial um ponto final para os conflitos e passa a enxergá-la como uma jogada de interesses. E o risco democrático, onde uma Suprema Corte que não se sente obrigada a prestar contas e que reage com agressividade às críticas destrói a base do Estado de Direito.
É o retrato triste de um país que afunda em sua própria crise, onde a tecnicidade foi substituída pelo arbítrio e a ética moral pela conveniência, deixando-nos órfãos de soluções e à deriva de nossa própria justiça.




Comentários